quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Palavra de DEUS - GPS para a vida eterna



Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. (Hb 4:12-13)
A Palavra do Senhor é uma bússola para o perdido. É uma bússola que mostra o caminho que devemos andar e onde temos que chegar. Se em algum momento da nossa caminhada não soubermos que sentido tomar, é só olhar para a Palavra que ela nos mostra a direção. Ela é luz para os nossos caminhos. É um GPS (Global Position Sistem) que nunca fica desatualizado. É o livro mais antigo e mais moderno, pois foi escrito pelo Espírito Santo que era, ainda é e sempre será.
No Salmo 119, versículo 9, o salmista fez a pergunta: “Como poderá o jovem guardar puro o seu caminho?” e ele mesmo respondeu: “Observando-o segundo a Tua palavra”. É isso aí. Caminhando e observando se o caminho confere com a Palavra de Deus. Ela nos dá todas as direções para sermos melhores pessoas, melhores cidadãos, melhores pais e melhores filhos mas, principalmente, melhores filhos e servos de Deus. Ela nos mostra o caminho da salvação e da vida eterna. Esse que é o maior salmo da Bíblia, é todinho referente à paixão do salmista pela Palavra.
É na Palavra que encontramos exemplos de homens e mulheres que, como nós, enfrentaram desafios em sua caminhada, erraram ou acertaram. Quer aprender com o erro? Não espere errar. A Bíblia mostra erros e revela como consertá-los. Ela é completa. E, o que você não achou escrito, o Espírito Santo revela. Ele é o complemento. Ele é a atualização freqüente desse GPS.
Davi, antes de falecer, deu a última orientação ao seu filho e sucessor, Salomão. O rei disse em I Reis 2:3: “E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores”. Essa é a herança mais preciosa que um pai pode deixar para seu filho. A Palavra de Deus é preciosa e nos faz andar em caminhos preciosos.
Aos membros da Igreja de Colossos, o apóstolo Paulo pediu para que neles habitasse ricamente a Palavra de Cristo (Cl 3:16ª). Ao seu filho amado no Senhor, Timóteo, o apóstolo deu os seguintes conselhos: para que ele fosse padrão dos fiéis na Palavra, no procedimento e no amor (I Tm 4:12) e para que procurasse apresentar-se a Deus como obreiro aprovado, que maneja bem a Palavra (II Tm 2:15). Paulo ainda elogiou a criação de Timóteo na Lei por sua mãe e avó (II Tm 3:15) e, logo em seguida, declarou: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. (II Tm 3:16-17)
Andar pela Palavra de Deus não é somente um requisito para ser um cristão fiel, mas é importante para nos ajudar em tudo na vida. Não só nas “coisas de Deus”, mas também, “nas coisas do mundo”, “no trabalho secular”. Se andarmos segundo a Bíblia, podemos ficar tranqüilos porque não vamos pecar e nem desagradar a Deus, e esse é o objetivo das nossas vidas.

Um comentário:

  1. Olá Clarissa!Realmente eu lembro de tudo perfeitamente...rs! Vc e sua família estão em Juiz de Fora!? Ainda não tinha deixado meus contatos: rafabarros80@hotmail.com .. 8844-7134 e 7826-6413 >ORKUT: KISTENMACKER - FOTOGRAFIA E ARTE >FACEBOOK: RAFAEL KISTENMACKER BARROS >grande abraço na família!!!

    ResponderExcluir